As 10 dicas essenciais para arrumar a sua mala de viagem

Sair em viagem implica sempre alguma organização e, para garantir que não se esquece de nada e rentabiliza o espaço, o melhor é mesmo conhecer algumas dicas para arrumar a sua mala de viagem.

Hoje, deixamos-lhe 10 sugestões para o ajudar nesta tarefa.

1. Comece por pensar na mala em si

As malas para viajar não são todas iguais e, dependendo do tempo e do tipo de viagem, a escolha pode ser diferente. Por exemplo: um trolley poderá fazer mais sentido se for para uma cidade e não quiser carregar peso, enquanto uma mochila de campismo se adequa mais aos pisos irregulares de uma floresta.

2. Faça uma lista

Ter uma lista escrita com o que vai precisar vai ajudar a que garanta que todos os artigos fundamentais estão na sua mala e dará também uma melhor perspetiva de como gerir o espaço, colocando as peças de forma a que encaixem mais naturalmente no seu interior.

3. Leve só o essencial

Quase toda a gente se queixa de que levou roupa a mais para a viagem. Pondere bem o que precisa de levar e tente ser tão prático quanto possível. Tenha especial atenção ao calçado em função do seu destino e das actividades planeadas – tanto podem ser caminhadas, como idas a restaurantes mais formais. Em qualquer dos casos, está de férias por isso tenha sempre em consideração o conforto.

4. Veja a meteorologia

A roupa que levar deve ser cómoda e adaptada ao propósito da viagem, mas ao preparar as malas não é apenas o conforto que deve considerar. Saber qual o clima do destino ajudará a que leve roupa adequada para não sentir demasiado frio nem calor.

5. Arrume como um profissional

A técnica mais comum para quem está habituado a fazer malas é o rolinho, mas isto pode não ser o ideal para quem gosta de ter a roupa perfeitamente engomada. Sacos de vácuo também podem ajudar a reduzir o espaço que a roupa ocupe.

6.Use todos os espaços disponíveis

O calçado e a roupa interior podem ser usados nos cantos das malas ou nos espaços marginais que muitas apresentam, para garantir que não ocupam demasiado espaço na sua mala.

7. Tenha atenção aos produtos frágeis

Procure colocar produtos frágeis, como embalagens de higiene acondicionados da forma correta, para não partirem e verterem durante a viagem. O ideal é usar sacos impermeáveis para o efeito.

8. Leve uma carteira ou mochila prática

Para levar junto a si no avião e passear no seu destino, lembre-se também de levar a sua carteira ou mochila para os essenciais do quotidiano. Sugerimos carteiras que bloqueiem os sinais RFID dos cartões de crédito e débito (por exemplo da SecrID) pois são mais seguras. Pode ainda adquirir uma carteira mais simples e minimalista para as suas viagens. Desta forma pode deixar no quarto de hotel os documentos que não necessita quando sair para passear.

9. Proteja a tecnologia

Tal como os produtos de higiene, artigos tecnológicos que leve na mala precisam de ser bem acondicionados, para que não se partam nem danifiquem. Tenha atenção ao colocá-los na sua mochila ou no seu trolley. Sempre que possível escolha um modelo de bagagem prepado para acomodar equipamentos electrónicos.

10. Deixe um espaço extra

Se conseguir, deixe um espaço extra na sua mala, já que usualmente tudo o que leva para a viagem acaba por ocupar um pouco mais de volume depois de ser utilizado. Um bom exemplo é o espaço que a roupa suja ocupa. Além disso, é provável que acabe por trazer algo que comprou no destino, pelo que um espaço extra é sempre recomendável.