A cidade de crescimento mais rápido do mundo era apenas um monte de areia a soprar ao vento, até ao final dos anos 60. Hoje, o Dubai é um centro cosmopolita deslumbrante e indiscutivelmente a cidade mais avançada e luxuosa do mundo inteiro! Repleto de atividades divertidas, o Dubai é um parque de diversões para os ricos e famosos e para todos os que procuram emoções fortes. Com uma taxa de criminalidade de 0% (!), os seus carros da polícia Lamborghini e nenhum sistema de endereços padrão (como é que eles conseguem?), o Dubai é um dos lugares mais interessantes a visitar no mundo. Aqui damos uma vista de olhos às coisas mais divertidas a fazer no Dubai.
1. Ver uma corrida de camelos
O Al Marmoom Camel Race Track é o local para ir se estiver no negócio das corridas de camelos. Apenas um espectador? Não se preocupe, isto também é para si. Ver a corrida de camelos é uma excelente forma de experimentar a cultura do Médio Oriente e um dia divertido no Dubai para toda a família! Ao contrário do que acontece nas corridas de cavalos, hoje em dia os camelos costumam correr à volta da pista sem um cavaleiro. Em vez disso, os seus donos seguem ao seu lado em 4×4’s. Algumas corridas de camelos têm jockeys robôs a montar os camelos! Mas antes de começar a aplaudir os Emirados Árabes Unidos pelo seu avanço tecnológico, deve saber que os robôs só lentamente estão a substituir os jockeys infantis, o que levantou algumas questões perturbadoras de violação dos direitos humanos no passado.
Mas, ver robôs de montar camelos? Vamos lá!

2. Participar no desporto nacional do Dubai: Compras
A cidade do Dubai é sinónimo de gastos. Quer esteja à procura de ouro e artesanato em lojas tradicionais ou outro tipo de presentes de destinos de compras mais sofisticados, irá encontrá-los aqui. As compras são a atividade de lazer preferida do Dubai. Nada no Dubai é feito pela metade e as compras certamente não mostram sinais de qualquer despesa poupada. Os Centros Comerciais no Dubai estão no centro da cena social da cidade. Aquários gigantes e jardins botânicos ao ar livre atraem os clientes lá para dentro, seduzindo as pessoas para gastarem todo o dinheiro da viagem.
Comecem (e provavelmente acabem, estilhaçados, pelo menos por um dia) no Dubai Mall, o maior centro comercial do mundo em área. Existem mais de 1.000 lojas espalhadas por uma área de 50 campos de futebol. A este ritmo, não precisará de escolher um hotel no Dubai com um ginásio!

3. Ir esquiar no deserto
Por falar em grandes Centros Comerciais, o Centro Comercial dos Emirados (Emirates Mall), no meio do deserto do Dubai, é o lar da terceira maior estância de esqui interior do mundo. Tal como tudo no Dubai, o Ski Dubai sai por completo da normalidade! Não só se pode esquiar numa montanha de neve real, como também construir bonecos de neve, brincar com os pinguins, andar de trenó ou tobogã. A temperatura é mantida constante a -4°C por isso, mesmo que esteja a 40°C no exterior, vai querer equipar-se com roupa de Inverno (não se preocupe – como na maioria das coisas no Dubai, o último equipamento de esqui está disponível para comprar perto). Um chocolate quente no café também não vai mal. Se pensou que estava a perder os dias frios do Inverno que não chegam ao Dubai, em breve estará curado com uma visita ao Ski Dubai.
No entanto, os bilhetes não são baratos. Um passe de um dia para o Ski Dubai irá atrasá-lo cerca de 115 euros, e isso é antes mesmo de ter alugado o equipamento. Vale a pena? É uma coisa divertida para se fazer no Dubai para famílias com crianças, e as encostas são mais adequadas para os esquiadores principiantes. Se já é um esquiador proficiente, então talvez queira gastar o seu dinheiro noutras pistas…

4. Dormir sob as estrelas (em estilo)
Provavelmente, já ouviu falar de “glamping”, mas… e “glamping” no deserto? O Campo Starlight combina todas as comodidades de um hotel de luxo, com a excitação de dormir ao ar livre sob as estrelas. Será levado para um local remoto no meio do deserto, onde encontrará o seu acampamento preparado para si. Este não é um acampamento do tipo “slumming-it-in-your-backyard”. Aqui, terá uma espaçosa tenda de telhado de cristal, uma sala de estar elegante para se sentar e relaxar perto de uma fogueira quente, uma zona de jantar acolhedora, uma churrasqueira totalmente equipada, um reboque para alimentos e bebidas, uma casa de banho e duche, um lavatório com espelho e outras comodidades carinhosamente selecionadas. Talvez não seja a experiência mais autêntica que se poderia fazer no Dubai. Mas viver o Dubai em toda a sua extravagância é o mais importante, por isso é melhor abraçá-lo enquanto estiver aqui! Autêntico ou não, o deserto à noite é incrivelmente romântico, e é fabuloso fazer desta uma escapadela romântica. Olhar a Via Láctea, caminhar na natureza e beber delicados chás no topo de uma duna de areia, são o pano de fundo perfeito para dois amantes à de estrelas.

5. Skydive para a melhor vista do Dubai
Tem curiosidade – e coragem – para ver o Dubai de um novo ângulo? Talvez enquanto se dirige para o chão a 200 quilómetros por hora? Será, certamente, uma das melhores vistas que pode ter de toda a cidade – podemos garantir-lhe isso. Se os seus nervos e a sua adrenalina lhe permitirão ou não absorver tudo isto, é outra questão. O paraquedismo é uma atividade popular a fazer no Dubai. Poderá ver a ilha feita pelo homem que tem a forma de uma palmeira do melhor local da cidade. Vai também maravilhar-se com o tamanho do deserto e como o Dubai constitui a mais pequena parte desta enorme extensão de areia. As escolas de paraquedismo no Dubai são muito experientes e estão altamente treinadas para acalmar os seus nervos, por isso é o local ideal para fazer skydive se for a sua primeira vez.

6. Jantar no céu
Poderá o “Jantar no Céu” já não ser o Dubai? Pode realmente fazer qualquer coisa nesta cidade. Jantar no Céu, como pode imaginar, não é um restaurante vulgar. Não, não é o novo restaurante chique no topo de um arranha-céus. É um restaurante no céu, que provoca vertigens. Será preso na sua cadeira de jantar e içado 50 metros para o ar por uma grua. Daqui, terá a melhor vista de todos os pontos turísticos, tais como a torre Burj Khalifa ( o mais edifício do mundo, que também é obrigatório visitar), a Marina do Dubai ou o Burj Al Arab (o mais luxuoso Hotel do mundo, que não pode perder). A comida servida é um espetáculo em si, com refeições de três pratos ao almoço e ao jantar (ou seja, se conseguir manter a comida no estômago…). Toda a experiência dura cerca de uma hora e meia e os preços começam em cerca de 140 euros.

7. Ir ao brunch de sexta-feira
Dubai é a cidade do brunch. Talvez uma das coisas mais lendárias a fazer no Dubai sejam os “all-you-can-eat-and-drink brunch buffets” que são oferecidos por todos os hotéis de topo. Se gosta de comer, beber e ser feliz, então vai adorar absolutamente a hora do brunch no Dubai. O melhor brunch no Dubai está em debate, mas um dos nossos locais favoritos é o brunch de Jumeirah Al Qasr. Situado em três restaurantes entre os quais se pode deslocar facilmente, Jumeirah Al Qasr tem mais de 300 pratos diferentes para provar e 35 estações de culinária, por isso é melhor trazer o seu apetite. A maioria das pessoas opta por usar os seus melhores trajes para uma tarde de deboche sofisticado. Mas o tamanho absoluto que este lugar cobre não é motivo de riso. Prepare-se para uma caminhada séria ao longo da tarde, à medida que se prepara para as diferentes estações. Talvez queira deixar os seus saltos-altos em casa. Também não fique surpreendido por se sentir um pouco fora de órbita ao fim de algumas horas. Cocktails de coco com rum fresco far-lhe-ão isso!
Será que esta lista de coisas divertidas a fazer no Dubai o atraiu a acrescentar o Dubai à sua lista de viagens? É uma cidade imperdível e, como se costuma dizer, só se vive uma vez!
