Preparar-se para viajar em Portugal pode ter muito que se lhe diga. A diversidade de destinos e a riqueza destes irão encher as malas de viagem de sonhos e boas memórias. Mas, afinal, qual o trolley de viagem certo para cada ocasião? Venha descobrir o trolley certo para 5 destinos nacionais.
Do Douro ao Algarve e sem esquecer as ilhas: ir para fora cá dentro será, provavelmente, a melhor experiência de sempre… e não existem desculpas para que não o faça.
Portugal é um país com uma riqueza patrimonial, histórica, natural e cultural inegável. Um pouco por todo o território, será convidado a arrastar o seu trolley, na busca das melhores paisagens e sabores. Mesmo que tenha de levar o seu computador atrás – e nada melhor do que uma mochila portatil senhora para o fazer em segurança, a oportunidade de conhecer os recantos mais bonitos do país não deve ser negada!
Se vai viajar para Portugal e está na loja de malas a tentar descobrir qual o modelo certo para a sua bagagem, não deixe de considerar o destino da viagem, já que as malas podem ter características que contribuem para melhorar a sua experiência.
Venha descobrir qual o trolley de viagem certo para alguns dos destinos mais interessantes do país.
1. Madeira

O arquipélago da Madeira oferece maravilhas diversas, entre Porto Santo e as ilhas desertas e selvagens. A sua vasta riqueza pede por uma mala colorida e impermeável, para levar todos os essenciais de higiene e vestuário, uma máquina fotográfica e o espaço para as boas memórias que lá criará!
A Madeira é um dos locais portugueses onde diversão, cultura, lazer e relaxamento se reúnem. Aqui, poderá conhecer locais tão emblemáticos como o comercial Mercado dos Lavradores, a Fábrica de Bordados Tradicionais, as típicas adegas de Vinhos da Madeira e ainda jardins, museus e igrejas cuja beleza fala por si.
Funchal, Câmara de Lobos, Cabo Girão e Porto Moniz são locais de passagem obrigatória, imperando ainda que pare nos miradouros e conheça a Floresta de Laurissilva, que está classificada como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. O folclore, o artesanato e as casas típicas terão de fazer parte do roteiro, sendo que, para sentir a cultura madeirense em pleno, a melhor época para visitar a Madeira será no Carnaval, na Festa da Flor, no Festival do Atlântico, na Festa do Vinho ou no Ano Novo.
Com um clima instável, ficará justificada a impermeabilidade do trolley, sendo que a chuva, a humidade proveniente do mar e os magníficos passeios marítimos poderão ser parte da sua estadia.
No regresso, não deixe de trazer também na mala a memória gustativa de especialidades locais, como o bolo do caco, as lapas, o picado ou as broas de mel.
2. Algarve

Destino veraneante e balnear, o Algarve é mais do que as suas praias e pede uma mala de viagem leve e divertida, de preferência com rodinhas, para que possa libertar-se de todo o peso e tensão.
Aqui, poderá visitar cidades tão bonitas como Lagos, Loulé, Monte Gordo, Albufeira ou Faro, aproveitando as magníficas praias de águas mornas, mas também a cultura, tradição, gastronomia e a história local.
Tradicional e hospitaleira, a região do Algarve destaca-se também pelo clima ameno a quente, sendo que os meses mais aclamados para a visita são entre Maio e Setembro.
Na estadia não deixe de visitar o famoso (mas sempre incrível) Algar de Benagil, as praias de Olhos de Água, a virgem cascata do Pego do Inferno ou a Mata Nacional de Barão de São João. Dos sabores, é imperdível provar a maçapão algarvia e o peixe grelhado, cujo cheiro enche as ruas.
3. Açores

Se visitar os Açores, leve uma mala grande, onde possa levar os essenciais: fato de banho, casacos e calçado impermeáveis, roupa quotidiana confortável, protetor solar, chapéu e óculos de sol. Acrescente ainda uma mochila para que possa confortavelmente fazer os muitos trilhos naturais que as ilhas oferecem e cuja beleza é única.
Nos Açores irá encontrar 9 ilhas: São Miguel, Santa Maria, Terceira, Pico, Faial, São Jorge, Graciosa, Flores e Corvo. Em todas elas o tempo pode ser algo imprevisível, o que também justifica malas e mochilas impermeáveis.
Todo o ano é bom para visitar a região, já que aventura e natureza são as palavras imperativas. Ainda assim, se quiser imergir culturalmente, a época das festividades populares, no Verão, poderá ser interessante. Esta será também uma boa época para quem procura um destino balnear.
No que respeita à gastronomia, não deixe de provar o Cozido das Furnas, na Ilha de São Miguel ou os Biscoitos de Orelha de Santa Maria.
4. Douro

Uma mala-para-todas-as-ocasiões, divertida e prática, é o que pede a multifacetada região do Douro. No Norte do país, este destino é simultaneamente telúrico, culturalmente interessante e rico em património natural e edificado.
Tradicional e festivo, o Douro traz o sabor do Vinho do Porto e de iguarias como as Tripas à Moda do Porto ou os enchidos. Embora possa conhecer tudo isto ao longo dos 12 meses do ano, uma viagem entre Julho e Setembro poderá ser menos fria e chuvosa, convidando até para que aproveite algumas praias da região.
Na sua visita impera a paragem no Peso da Régua, no Pocinho, em Favaios, ou na Quinta do Castro, embora outras localidades também tenham um grande interesse para quem “vai para fora cá dentro”.
Repleto de monumentos, com destaque para as igrejas e pontes, o Douro tem ainda um dos cruzeiros mais bonitos em Portugal, onde as vinhas são as estrelas da paisagem e a beleza natural é de cortar a respiração. Por fim, a tradicionalidade e simpatia nortenhas são certamente algo que quererá embalar e trazer na mala, ao regressar a casa.
5. Alto Alentejo

É imperativo que um trolley de viagem para o Alto Alentejo tenha espaço para protetor solar, roupas confortáveis, calçado que dê bom andar e uma máquina fotográfica à altura da grande beleza da região. Ser leve e maleável pode também ser positivo. Não se esqueça, também, de levar uma mochila para as caminhadas que certamente quererá fazer por entre as zonas de trilho e os espaços naturais, para conhecer vinhedos e olivais a perder de vista, o belíssimo Parque Natural da Serra de São Mamede ou as várias cascatas da região.
Elvas, Portalegre, Ponte de Sor e Campo Maior são exemplos de locais imperdíveis no Alto Alentejo, sendo que as Festas do Povo em Campo Maior são uma das melhores – e mais coloridas – épocas para a viagem. As povoações fortificadas são uma parte integrante da paisagem e que trazem muito dos tempos idos da nossa História.
Aqui, a gastronomia típica ajudará a criar memórias para a vida, com sabores de carne, vinho encorpado e ervas frescas, onde a simpatia e a hospitalidade são o tempero mais evidente. Memórias várias que, certamente, trará no coração (e no trolley).