10 destinos fantásticos na Europa para viajar mais em 2023

Chegou 2023, ano que promete ser de recomeço, do regresso às aventuras, de viajar mais.

Sejam reencontros, sejam descobertas, a Europa está à espera das malas e do trolley viagem.

O velho continente, cheio de história, de paisagens deslumbrantes, de marcos arquitetónicos fabulosos, de cultura, de gente hospitaleira, aguarda uma visita.

A Europa, dos Açores aos Urais, encerra inúmeros tesouros e inimagináveis surpresas.

Escolhemos 10 destinos de cortar a respiração. Prepare a mala, a carteira secrid (para andar leve e seguro) e embarque nesta aventura.

1 – Barcelona. Esta cidade, capital da Catalunha, vai surpreender pelo lado cosmopolita. Antoni Gaudí domina a cidade, com os seus monumentos modernistas, principalmente a igreja da Sagrada Família. Percorra também as ramblas, fervilhantes de vida.

2 – Londres. Coloque o passaporte na carteira e deslumbre-se com a capital do reino de Sua Magestade. Do Big Ben à abadia de Westminster, a cidade banhada pelo Tamisa é a memória viva do grande império britânico.

3 – Paris. A cidade luz, romântica por excelência, é dominada pela magnífica torre Eiffel, pelo arco do triunfo e por uma atmosfera inebriante que não deixa ninguém indiferente. A lendária gastronomia francesa fará as delícias dos mais gulosos.

4 – Veneza. A pé ou de barco a cidade é um tesouro a descobrir. Ponto de encontro entre o oriente e o ocidente, cada recanto tem uma surpresa. Veneza encanta, rodeada pelo Adriático e dominada por uma atmosfera onde se cruzam os estilos gótico, renascentista e bizantino, numa perfeita harmonia, de cortar a respiração.

5 – Croácia. O litoral croata tem mais de 1000 ilhas no mar Adriático, constituindo uma das mais deslumbrantes costas do mundo. O centro medieval de Zagreb é uma pérola a descobrir que não deixa ninguém indiferente. Também Dubrovnik surpreende pela rara beleza da sua arquitetura pontuada pelas muralhas do séc. XVI e pelos edifícios góticos e renascentistas.

6 – Lisboa. Se não quer viajar para fora, porque não nos vem visitar a Lisboa. Para além de poder visitar as nossas lojas, em vários pontos da cidade e da perfiferia, a capital portuguesa é famosa pelo seu magnífico clima, com longas horas de sol e pela luz que irradia dos seus edifícios de cores pastel. Sempre com o Tejo em pano de fundo e com o abraço do Cristo-rei a cidade conquista os seus visitantes e poucos resistem a um regresso. A torre de Belém, o mosteiro dos Jerónimos, a ponte 25 de abril, o castelo de S. Jorge e os vários miradouros são locais de passagem obrigatória. A não perder, entre muitas outras atrações, o inimitável pastel de Belém e a deliciosa ginjinha.

7 – Amesterdão. Os canais dominam a cidade, cortados por centenas ou milhares de pontes. Esta cidade nunca dorme. É, aliás, considerada o parque de diversões da Europa do norte, com os seus coffee shops e o red light district. Encante-se também com os grandes mestres da pintura, Rembrandt, Vermeer, Van Gogh, entre outros, cujas obras se podem admirar nos vários museus da cidade.

8 – Berlim. A outrora dividida cidade alemã cativa pelo seu passado que remonta ao séc. XIII e pelas ainda visíveis cicatrizes deixadas pela guerra fria. Este e oeste estão agora de mãos dadas numa cidade cosmopolita e com uma vida cultural e artística vibrantes. O memorial do holocausto, a porta de Brandenburgo e o que resta do muro de Berlim são paragens obrigatórias e certamente inesquecíveis.

9 – Açores. As 9 ilhas situadas em pleno Atlântico, são um mar de tranquilidade e uma imensa obra-prima da natureza. O azul profundo do oceano, o verde intenso da vegetação, os vulcões adormecidos e as pessoas acolhedoras são motivos mais que suficientes para uma visita, mas muito mais há a descobrir.

10 – Florença. Esta cidade é um museu a céu aberto. A catedral deixa-nos boquiabiertos, a ponte Vecchio parece transportada diretamente de um sonho e os aromas da gastronomia sentem-se no ar. A bela Toscana tem aqui a sua jóia mais preciosa, um tesouro a descobrir.

Faça as malas, prepare a carteira e o trolley de viagem. A Europa está aí, pronta para encantar 2023!